Transtornos

TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

By 20 de fevereiro de 2017 No Comments

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno neurobiológico de causas genéticas, surge na infância e percorre por toda a sua vida. Apresenta sintomas como: desatenção, inquietude e impulsividade.

Segundo o DSM IV o transtorno é caracterizado por inicio precoce, uma combinação de um comportamento hiperativo e pobremente modulado com desatenção marcante e falta de envolvimento persistente nas tarefas e condutas invasivas nas situações e persistências no tempo dessas características de comportamento.

Elas são vistas como crianças “avoadas”, sempre está no mundo da lua, “estabanadas” derrubam tudo, “faniquito” não para quieta, “ligada nos 220”, quanto à desatenção ocorre tanto nos meninos, quanto nas meninas, mas os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas.

A criança com TDAH é extremamente imatura no seu desenvolvimento, como por exemplo: as crianças sem o transtorno saem das fraldas por volta dos dois anos de idade e crianças com TDAH levam muito mais tempo, tento a retirada por volta dos quatro anos e meio, cinco anos de idade. Isso ocorre porque a criança não consegue identificar suas necessidade e vontades internas e criando o habito de fazer suas necessidades acarretando assim a encopreze e enurese noturna.

Quais são as dificuldades que uma criança com TDAH possui? Elas possuem dificuldades de se organizar, planejar, de se antecipar nas coisas, dificuldade de largar o que estão fazendo para irem ao banheiro, rotina; demoram a aprender regras e rotinas.

O Transtorno de déficit de Atenção e hiperatividade anda junto com o autismo, e pode vir junto o TOC, TIC, Transtorno de aprendizagem, Dislexia, Transtorno Opositor e Ansiedade.

O TDAH pode ter característica do autismo, irritadas, agressivas e opositoras, tem dificuldades de flexibilidade social, ou crianças com comportamento robótico ou repetitivo que são sinais do autismo dentro do tdah.

Outra preocupação dos pais está relacionada à medicação. Será que causa dependência? Ou pode comprometer seu desenvolvimento? Nenhum e nem outro, não existe evidencia de prejuízos de logo prazo, portanto é necessário para que consiga seu sucesso em seu cotidiano.

O TDAH é muito comum nos dias atuais dentre as crianças, e tem sido realizado cada vez mais diagnósticos errado por conta de erros na avaliação. Pois para um diagnostico adequado necessita-se de um Neurologista Infantil ou Psiquiatra Infantil, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Psicopedagogo, além de uma anamnese direcionada com os pais e a escola.  Não há nenhum exame de imagem que possa comprovar o transtorno. Usamos técnicas de observação dirigida, em seus relacionamentos tanto no ambiente escolar quanto em casa.

 

Itamara Martins Rzezak – CRP: 06/86103
Psicologa Cognitiva Comportamental

Leave a Reply