A psicomotricidade e o psicomotricista

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.

Baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade encara de forma integrada as funções cognitivas, sociais, emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras, promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial.

A psicomotricidade possui alguns campos de atuação, entre eles, educativa, reeducativa, terapêutica. 

Na educação psicomotora o movimento é utilizado como ferramenta pedagógica para otimizar a aprendizagem. Na reeducação psicomotora o movimento é utilizado de forma terapêutica para corrigir alterações no movimento psicomotor. Na terapia psicomotora o movimento é utilizado como ferramenta terapêutica para tratar transtornos relacionados a dimensão afetiva e/ ou relacional.

 

Quem é o psicomotricista?

O Psicomotricista é o profissional que age na interface: saúde, educação e cultura. Ele avalia, previne, cuida e pesquisa o indivíduo nem sua relação com o ambiente e processos de desenvolvimento, tendo por objetivo atuar nas dimensões do esquema e da imagem corporal em conformidade com o movimento, a afetividade e a cognição.


A prática psicomotora se dá de forma individual ou em grupo, da concepção à terceira idade, compreendendo as necessidades de adaptação sensoriais, sociais, comportamentais e de crescimento pessoal.

Se você está precisando de ajuda, veio ao lugar certo!

Fale Conosco!